Autora do Blog

Minha foto
Enfermeira Mestre em Tecnologias em Saúde; Especialista em Emergências e em Gestão em Emergências em Saúde Pública. Formada em Direito. Profissional do Cuidado Humano, da área da Enfermagem com experiência na assistência a pacientes graves, com doenças crônicas e com grau de dependência. Professora atuante na formação de profissionais na área de Enfermagem.

BOAS VINDAS.

Nesse blog estão disponíveis conceitos básicos e essenciais sobre fisiologia humana e, cabe destacar, as informações são embasadas no Tratado de Fisiologia Médica de Arthur C. Guyton. Sendo assim, são noções confiáveis e usadas por todos que trabalham com saúde.



Sejam todos bem vindos e aproveitem!

Transporte passivo

Difusão


Nome dado ao movimento que as moléculas realizam mediante a assistência do calor (aquecimento) e transferência de energia uma às outras (energia cinética). Logo, a existência do calor favorece o movimento das moléculas de forma aleatória. À medida que esse movimento ocorre, uma molécula que se colide com uma segunda, transmitindo parte de sua energia cinética. A molécula que sofre essa colisão e recebe a energia, passa a se movimentar. Agora, essa segunda molécula colide com uma terceira e todo o processo se reproduz.


Figura demonstrativa da dissipação da energia entre as moléculas. 

Portanto, quanto maior a concentração molecular ou aniônica em determinado compartimento, maior será o movimento das partículas, sobretudo se o ambiente estiver aquecido. O oposto também é verdadeiro.

Em resumo, a difusão consiste no movimento dos solutos do meio de maior para o de menor concentração desse mesmo soluto.

Generalidades da difusão: quanto maior o número de partículas em um dado compartimento, maior será o movimento e a velocidade do transporte. Quanto maior a lipossolubilidade de uma partícula, maior e mais fácil será a difusão desta partícula pela membrana lipídica; como exemplo: oxigênio, nitrogênio e gás carbônico.


Tipos de difusão: são dois os tipos de difusão, a simples e a facilitada.



a) Difusão simples: muitos canais protéicos na membrana celular são altamente seletivos, como são os canais de sódio e potássio. Os canais tornam-se específicos segundo o diâmetro, o formato e a predominância de carga elétrica.

Canais de sódio: as cargas internas deste canal são negativas, o que atrai o sódio desidratado para o interior do mesmo.

Canais de potássio: canais protéicos específicos para transportar os íons potássio. Esses canais não possuem carga elétrica como os de sódio.
Ambos os canais formam um sistema de comportas que abrem e fecham. A comporta do canal de sódio se abre e fecha na face externa da membrana celular, enquanto a comporta do potássio se abre e fecha na face interna. O que determina a abertura e o fechamento dessas comportas são dois mecanismos básicos:

1º pela voltagem: quando a carga elétrica do LIC torna-se negativa, as comportas de sódio se abrem. Já quando o LIC torna-se mais positivo, as comportas de potássio se abrem.

2º químico (ou ligante): quando certa substância química se liga à proteína do canal, ocorre uma alteração na conformação do canal, abrindo ou fechando a comporta. É o caso da acetilcolina. Esta ao se ligar à proteína abre a comporta, proporcionando uma eletronegatividade, assim os íons positivos e sem cargas elétricas podem passar pelo canal.



Animação demonstrativa da difusão simples

b) Difusão facilitada: a proteína carreadora possui em seu interior um receptor específico. Quando certa partícula penetra nesta proteína carreadora, ela se fixa ao receptor. Em seguida, a proteína carreadora sofrerá alteração conformacional, fechando um lado e abrindo o outro. Como o poder de fixação desse receptor é fraco, a partícula aderida é facilmente liberada e depositada no interior ou no exterior da célula, dependendo de qual face é aberta. Um exemplo de molécula que usa esse transporte é a glicose e os aminoácidos. Com a ação da insulina, a velocidade/capacidade desse transporte aumenta em 10 a 20 vezes.




Osmose

Assim é chamado o movimento da água através das membranas celulares, de acordo com a diferença de concentração molecular entre os meios. Então, a água se movimenta do meio em que predominar menor concentração molecular (de solutos), para aquele de maior concentração molecular (soluto). O movimento da água, segundo a diferença dessa concentração, visa equilibrar os meios e manter a homeostase.

O movimento da água de um meio para outro se encerra quando houver a produção de uma pressão osmótica que se oponha ao movimento da água, cessando seu deslocamento.

OBS: a osmose é uma espécie de transporte passivo, sem gasto energético.