Autora do Blog

Minha foto
Enfermeira Mestre em Tecnologias em Saúde; Especialista em Emergências e em Gestão em Emergências em Saúde Pública. Formada em Direito. Profissional do Cuidado Humano, da área da Enfermagem com experiência na assistência a pacientes graves, com doenças crônicas e com grau de dependência. Professora atuante na formação de profissionais na área de Enfermagem.

BOAS VINDAS.

Nesse blog estão disponíveis conceitos básicos e essenciais sobre fisiologia humana e, cabe destacar, as informações são embasadas no Tratado de Fisiologia Médica de Arthur C. Guyton. Sendo assim, são noções confiáveis e usadas por todos que trabalham com saúde.



Sejam todos bem vindos e aproveitem!

Etapas para avaliação do Eletrocardiograma (ECG)

Para a realização da leitura do traçado do eletrocardiograma, é necessário que seja seguido um fluxo o qual direciona a detecção da origem das arritmias, podendo assim classifica-las. Este fluxo se compreende em cinco etapas, as quais são descritas da seguinte forma:

1ª etapa: verificar a freqüência cardíaca, a qual deve estar entre 60 a 100 bpm para ser considerada nornal. Para verificar a freqüência cardíaca através do traçado eletrocardiográfico, deve-se examinar o ritmo. Se este for regular, tem-se que contar quantos quadrados grandes existem entre os R, e após dividir 300 por o número de quadrados encontrados entre os R. Se o ritmo for irregular, conta-se 30 quadrados grandes e verifica-se quantos R existem nesse intervalo, após multiplica-se a quantidade de R do intervalo por dez. Realizando estes dois cálculos será possível obter a freqüência cardíaca através do traçado eletrocardiográfico.

2ª etapa: verificar o ritmo cardíaco. Este é obtido através da contagem de quadrados grandes existentes entre os R. Será considerado regular de houver no máximo a diferença de 3 quadrados pequenos entre os R, acima disso o ritmo é considerado irregular.

3ª etapa: verifica-se a presença da onda P e sua morfologia. Esta pode indicar a presença de uma arritmia atrial.

4ª etapa: verifica-se o intervalo P-R, o qual deve ser de 0,12 s a 0,20 s. para ser considerado normal. Uma alteração neste tempo pode indicar uma arritmia atrioventricular.

5ª etapa: verifica-se o complexo QRS qua para ser considerado nornal deve durar até 0,12s. Uma alteração neste complexo pode indicar uma arritmia ventricular.

Caso você ainda não tenha acessado as ondas produzidas pelo ECG normal e seus significados, clique no ícone ao lado..::.