Fase 0
Corresponde ao início da despolarização, que é caracterizada pela abertura rápida dos canais de sódio, ocasionando a entrada deste íon para dentro da célula.
Fase 1
Corresponde ao lento funcionamento dos canais de sódio e início da saída de potássio, ocasionando a inversão das concentrações iniciais entre os compartimentos do líquido intracelular e líquido extracelular.
Fase 2
Caracterizada pela abertura dos canais de Cálcio sendo conhecido como período de Platô, ou seja, período máximo da despolarização (Sístole).
Corresponde ao início da repolarização celular que é caracterizada pela grande saída de Potássio da célula e fechamento dos canais de sódio e cálcio resultando em uma positividade do líquido extracelular e negatividade do líquido intracelular, ainda com concentrações iônicas invertidas na tentativa de retornar ao repouso.
Fase 4
Corresponde ao restabelecimento das cargas e concentrações iônicas, havendo uma saída com auxílio da Bomba sódio e potássio a saída de sódio e a entrada do potássio é igual a velocidade voltando as relações eletrolíticas existentes antes da excitação sem alterar a carga da membrana.
Para entender como o estímulo se propaga pelas células miocárdicas, acesso o link sobre o sitema de condução cardíaco.