Autora do Blog

Minha foto
Enfermeira Mestre em Tecnologias em Saúde; Especialista em Emergências e em Gestão em Emergências em Saúde Pública. Formada em Direito. Profissional do Cuidado Humano, da área da Enfermagem com experiência na assistência a pacientes graves, com doenças crônicas e com grau de dependência. Professora atuante na formação de profissionais na área de Enfermagem.

BOAS VINDAS.

Nesse blog estão disponíveis conceitos básicos e essenciais sobre fisiologia humana e, cabe destacar, as informações são embasadas no Tratado de Fisiologia Médica de Arthur C. Guyton. Sendo assim, são noções confiáveis e usadas por todos que trabalham com saúde.



Sejam todos bem vindos e aproveitem!

Transporte de íons pela membrana miocárdica

Generalidades

Transporte passivo de íons

Sabe-se que uma célula em repouso possui uma maior concentração de Potássio no meio intracelular e sódio no meio extracelular.
Desprezando-se a influência de outros íons, sabe-se que o potencial de repouso deve-se a relação entre as permeabilidades da membrana ao sódio e ao Potássio.
No repouso elétrico a permeabilidade de potássio é consideravelmente do que a permeabilidade do sódio, predominando assim a tendência da saída de Potássio para o meio extracelular carregando sua positividade e ocasionando uma negatividade no meio intracelular.
Esse evento favorece a entrada de sódio dentro da célula equalizando o fluxo dos íons através da membrana. Esse fluxo será em conseqüência do acúmulo de cargas positivas no lado externo, estabilizando o potencial transmembrana.

Canais protêicos pelos quais ocorre a passagem dos íons.


Transporte ativo de íons


No caso de equivalência entre os fluxos passivos da saída de potássio e entrada de sódio, a manutenção das concentrações desses íons no meio intracelular é garantida pelo transporte ativo que é realizado através da bomba sódio potássio que leva o potássio novamente para dentro da célula e o sódio para fora, evento o qual carrega negativamente o interior da célula e positivamente o exterior da célula.

Enzima ATP-ase: canal destinado à movimentação de íons com consumo de ATP.

Os tipos de transporte transmembrana podem ser lidos com maior detalhes, ao se acessar os links abaixo:

>> transporte passivo >>
>> transporte ativo >>