Autora do Blog

Minha foto
Enfermeira Mestre em Tecnologias em Saúde; Especialista em Emergências e em Gestão em Emergências em Saúde Pública. Formada em Direito. Profissional do Cuidado Humano, da área da Enfermagem com experiência na assistência a pacientes graves, com doenças crônicas e com grau de dependência. Professora atuante na formação de profissionais na área de Enfermagem.

BOAS VINDAS.

Nesse blog estão disponíveis conceitos básicos e essenciais sobre fisiologia humana e, cabe destacar, as informações são embasadas no Tratado de Fisiologia Médica de Arthur C. Guyton. Sendo assim, são noções confiáveis e usadas por todos que trabalham com saúde.



Sejam todos bem vindos e aproveitem!

Sistemas Tampão

Tampão Bicarbonato


NaHCO3 (sal Bicarbonato de Sódio) = Na HCO3↔ Na+ (+) HCO3-

Considerando-se todo o sistema: CO2 + H2O ↔ H2CO3 ↔ H+ (+) HCO3- (+) Na+

Adicionando-se ácido forte, ex: HCl- desvia-se a equação para a esquerda, adicionando-se base forte (NaOH), a equação é desviada para a direita. Veja:

CO2 + H2O ↔ H2CO3 ↔ H+ (+) HCO3- (+) NaOH (+) Na+

Equação de Henderson-Hasselbach: fornece a relação matemática definida entre a proporção das concentrações dos elementos ácidos e básicos de cada sistema tampão e o pH da solução.

Com ela se pode calcular o pH de uma solução se forem conhecidas a concentração molar de íon Bicarbonato e a PCO2.

pH=6,1+log[HCO3-] / (0,03 X pCO2)

Tampão Fosfato

H2PO4- e HPO4--

Ácido forte:  HCl- (+) Na2HPO4 ↔ NaH2PO4
 '(+) NaCl-

Base forte: NaOH- (+) NaH2PO4 ↔ Na2HPO4 + H2O

Importante tampão nos líquidos intracelulares visto ser a concentração de fosfatos nestes líquidos maior que no LEC (Líquido Extracelular).

Proteínas

As proteínas são os tampões mais abundantes do organismo em virtude de suas altas concentrações, especialmente no interior das células. Nos eritrócitos a hemoglobina é um importante tampão H+ (+) Hb ↔HHb.

Mecanismo de regulação do ph .::.