pH = log 1/ [H+] = - log [H+]
A partir desta fórmula podemos verificar que o pH esta inversamente relacionado com a concentração de íons H+, pH baixo = alta concentração de íons H+ e um pH alto = baixa concentração de íons H+.
Os limites de pH compatíveis com a vida são 6,8 e 8,0.
A necessidade de ajuste nestes limites é devido a influencia do pH na atividade enzimática, no funcionamento cardíaco e oxigenação tecidual. A faixa normal de variação do pH sangüíneo é de 7,37 a 7,42.
Tampões, Pulmões e Rins
Existem 3 sistemas primários que regulam a concentração de íons H+ nos líquidos corporais para evitar o desenvolvimento de acidose e alcalose:
1º. Os sistemas químicos de tampões ácido-básicos dos líquidos corporais (primeira linha de defesa contra as variações de pH).
2º. O centro respiratório.
3º. Os rins.
Tampão: qualquer substância que pode ligar-se reversivelmente aos íons H+. Ácido fraco e sua base conjugada e uma base fraca e seu ácido conjugado.
TAMPÃO (+) H+ = TAMPÃO H
Sistema tampão bicarbonato: ácido fraco e sal bicarbonato, veja:
1) ácido carbônico - CO2 + H2O = H2CO3 = H+ (+) HCO3-
OBS: anidrase carbônica é a enzima presente nas células alveolares pulmonares, células tubulares renais, hemácias responsável pelas reações entre o gás carbônico e a água e, após, sobre os compostos que surgem.
Sistemas tampão .::.