Autora do Blog

Minha foto
Enfermeira Mestre em Tecnologias em Saúde; Especialista em Emergências e em Gestão em Emergências em Saúde Pública. Formada em Direito. Profissional do Cuidado Humano, da área da Enfermagem com experiência na assistência a pacientes graves, com doenças crônicas e com grau de dependência. Professora atuante na formação de profissionais na área de Enfermagem.

BOAS VINDAS.

Nesse blog estão disponíveis conceitos básicos e essenciais sobre fisiologia humana e, cabe destacar, as informações são embasadas no Tratado de Fisiologia Médica de Arthur C. Guyton. Sendo assim, são noções confiáveis e usadas por todos que trabalham com saúde.



Sejam todos bem vindos e aproveitem!

Equilíbrio ácido-base: pH dos Líquidos Corporais (continuação - parte 2)

Concentrações extremas de íons H+ podem variar desde 10 nEq/l a 160 nEq/l sem causar a morte. Como a concentração de íons H+ é normalmente muito baixa, se costuma expressar esta concentração em escala logarítmica, utilizando-se as unidades de pH, que está relacionado à verdadeira concentração de íons H+.


pH = log 1/ [H+] = - log [H+]

A partir desta fórmula podemos verificar que o pH esta inversamente relacionado com a concentração de íons H+, pH baixo = alta concentração de íons H+ e um pH alto = baixa concentração de íons H+.
Os limites de pH compatíveis com a vida são 6,8 e 8,0.
A necessidade de ajuste nestes limites é devido a influencia do pH na atividade enzimática, no funcionamento cardíaco e oxigenação tecidual. A faixa normal de variação do pH sangüíneo é de 7,37 a 7,42.

Tampões, Pulmões e Rins

Existem 3 sistemas primários que regulam a concentração de íons H+ nos líquidos corporais para evitar o desenvolvimento de acidose e alcalose:

1º. Os sistemas químicos de tampões ácido-básicos dos líquidos corporais (primeira linha de defesa contra as variações de pH).
2º. O centro respiratório.
3º. Os rins.

Tampão: qualquer substância que pode ligar-se reversivelmente aos íons H+. Ácido fraco e sua base conjugada e uma base fraca e seu ácido conjugado.

TAMPÃO (+) H+ = TAMPÃO H

Sistema tampão bicarbonato: ácido fraco e sal bicarbonato, veja:

1) ácido carbônico - CO2 + H2O = H2CO3 = H+ (+) HCO3-

OBS:  anidrase carbônica é a enzima presente nas células alveolares pulmonares, células tubulares renais, hemácias responsável pelas reações entre o gás carbônico e a água e, após, sobre os compostos que surgem.

Sistemas tampão .::.