1 Considerações sobre a membrana celular
Como já citado, o princípio da desigualdade nas concentrações entre os meios líquidos é que determina o impulso para o funcionamento celular. Essas desigualdades de concentrações são conseguidas por meio de transporte de solutos e solventes pela membrana celular.
A membrana das células é dotada de uma dupla camada de lipídios, o que confere uma barreira isolante à entrada e à saída de substâncias. Mas, as substâncias lipossolúveis conseguem transpô-la. Sendo assim, para que as mais variadas partículas/moléculas consigam adentrar e sair das células, um grupo de proteínas dispersas pela membrana consegue atravessar essa barreira lipídica e têm a propriedade de transportar substâncias. Por isso são chamadas de proteínas de transporte. Alguns tipos de proteínas:
a) proteínas de canal: possuem espaços aquosos por toda a espessura da bicamada lipídica, permitindo o movimento livre da água e de alguns íons ou moléculas selecionadas.
b) proteínas transportadoras ou carreadoras: são proteínas na bicamada que permitem a união com moléculas ou íons que transportarão e, na sequência, alterações na sua formação permitem a movimentação da molécula ou íon a ser transportado.