Autora do Blog

Minha foto
Enfermeira Mestre em Tecnologias em Saúde; Especialista em Emergências e em Gestão em Emergências em Saúde Pública. Formada em Direito. Profissional do Cuidado Humano, da área da Enfermagem com experiência na assistência a pacientes graves, com doenças crônicas e com grau de dependência. Professora atuante na formação de profissionais na área de Enfermagem.

BOAS VINDAS.

Nesse blog estão disponíveis conceitos básicos e essenciais sobre fisiologia humana e, cabe destacar, as informações são embasadas no Tratado de Fisiologia Médica de Arthur C. Guyton. Sendo assim, são noções confiáveis e usadas por todos que trabalham com saúde.



Sejam todos bem vindos e aproveitem!

Transporte transmembrana

1 Considerações sobre a membrana celular


Como já citado, o princípio da desigualdade nas concentrações entre os meios líquidos é que determina o impulso para o funcionamento celular. Essas desigualdades de concentrações são conseguidas por meio de transporte de solutos e solventes pela membrana celular.

A membrana das células é dotada de uma dupla camada de lipídios, o que confere uma barreira isolante à entrada e à saída de substâncias. Mas, as substâncias lipossolúveis conseguem transpô-la. Sendo assim, para que as mais variadas partículas/moléculas consigam adentrar e sair das células, um grupo de proteínas dispersas pela membrana consegue atravessar essa barreira lipídica e têm a propriedade de transportar substâncias. Por isso são chamadas de proteínas de transporte. Alguns tipos de proteínas:

a) proteínas de canal: possuem espaços aquosos por toda a espessura da bicamada lipídica, permitindo o movimento livre da água e de alguns íons ou moléculas selecionadas.

b) proteínas transportadoras ou carreadoras: são proteínas na bicamada que permitem a união com moléculas ou íons que transportarão e, na sequência, alterações na sua formação permitem a movimentação da molécula ou íon a ser transportado.


Figura demonstrativa da estrutura da membrana celular .

Tipos de transporte transmembrana