Autora do Blog

Minha foto
Enfermeira Mestre em Tecnologias em Saúde; Especialista em Emergências e em Gestão em Emergências em Saúde Pública. Formada em Direito. Profissional do Cuidado Humano, da área da Enfermagem com experiência na assistência a pacientes graves, com doenças crônicas e com grau de dependência. Professora atuante na formação de profissionais na área de Enfermagem.

BOAS VINDAS.

Nesse blog estão disponíveis conceitos básicos e essenciais sobre fisiologia humana e, cabe destacar, as informações são embasadas no Tratado de Fisiologia Médica de Arthur C. Guyton. Sendo assim, são noções confiáveis e usadas por todos que trabalham com saúde.



Sejam todos bem vindos e aproveitem!

Eletrofisiologia Cardíaca

Sendo o eletrocardiograma o registro da atividade elétrica global das fibras miocárdicas, é importante conhecer a eletrogênese da célula cardíaca, entendendo assim o funcionamento elétrico e mecânico do coração.

A célula miocárdica como todas as outras células do organismo, tem, em repouso, o meio intracelular negativo (polarizado) em relação ao meio extracelular que é positivo. Quando as células cardíacas estão em repouso (meio intracelular negativo) produz um evento mecânico conhecido como diástole, que é o relaxamento das fibras miocárdicas.

Em contrapartida, quando as células cardíacas estão despolarizadas (meio intracelular positivo) se tem a contração do músculo cardíaco, sendo chamado de sístole.

Todos esses fenômenos elétricos têm como suporte os processos bioquímicos iônicos, principalmente as concentrações intra e extracelulares dos íons K+, Na+ e Cl+.

Nas células em repouso, a concentração de K+ em seu meio intracelular é maior do que no meio extracelular, onde predomina a concentração de Na+.

Essa diferença de concentração de íons entre o meio intra e extracelular é garantida por mecanismos capazes de transferir Na+ e K+. Este transporte é realizado por dois tipos de potenciais, sendo eles: Potencial Transmembrana de Repouso e Potencial Transmembrana da Ação.

O Potencial de Repouso é conseqüência da distribuição iônica entre a célula e o meio que a circunda, e da permeabilidade relativa da membrana aos principais íons do sistema. Para que exista o potencial de repouso, dois fenômenos são básicos: transporte passivo de íons (difusão) e transporte ativo de íons (Bomba Na+/K+ATP-ase). Veja a imagem:


Para compreender um pouco melhor o processo dos transportes de íons pela membrana das células cardíacas, leia o conteúdo postado referente aos tipos de transporte transmembrana.

Agora, é preciso entender como essas concentrações são importantes e como influenciam na atividade elétrica das células miocárdicas. Para continuar, acesso o link abaixo.